A tirania do equilíbrio perfeito.

A busca do equilíbrio como solução para uma vida mais saudável já não é mais novidade. Na verdade, este conceito pode ilustrar os posts de life coaches, estúdios de yoga e até os famosos anúncios de iogurtes. Desta forma, o foco no equilíbrio perfeito que reduza nosso estresse diário, pode se transformar em mais uma fonte de angústia e ansiedade.

Alcançar a proporção exata diária de atenção e dedicação para o trabalho, os filhos, a saúde, o casamento ou o lazer é uma utopia embalada para presente nas prateleiras dos vendedores de fórmulas de felicidade.

O tempo dedicado entre trabalho e vida pessoal, pode estar em constante mudança. Você pode decidir se ausentar da reunião de metas para a apresentação da escola da sua filha, ou perder o jantar em família para finalizar um projeto. Como decidir isso? Certamente não é através de um método infalível em um e-book de R$ 9,90, mas sim através de seus valores pessoais e propósitos.

Ter períodos de vida mais dedicados ao trabalho é normal. Ter momentos de cansaço e procrastinação também. O equilíbrio saudável, está na aceitação de nossos limites, perdas e fracassos e no compromisso com nossos propósitos e valores. Devemos sempre nos concentrar em nossa singularidade e capacidade de adaptação.

A psicoterapia pode nos ajudar a aceitar nossas limitações e conhecer nossos valores. As fórmulas prontas, deixamos para as prateleiras das farmácias.

Roger Oliveira

Psicólogo Clínico

CRP: 06/178679

Entre em Contato